Dieta para baixar Colesterol

Colesterol alto é sinal de uma alimentação desequilibrada e repleta de alimentos improdutivos para a nossa saúde. Por mais que outras situações também contribuam para a elevação dos níveis de Colesterol alto, ainda sim a alimentação é o principal motivo para o aumento dos níveis de LDL.

O excesso de Colesterol no sangue é algo que devemos nos preocupar certamente, visto que esta complicação pode desencadear complicações até mesmo mais sérias.

Para combater os níveis de Colesterol alto no sangue, precisamos levar uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada.

Hoje neste artigo, iremos mostrar justamente uma Colesterol ruimcom base em alimentos que não contribuem para o desencadeamento do Colesterol; além de tudo, esses alimentos podem inclusive, contribuir para a eliminação do Colesterol ruim.

Iremos mostrar uma dieta para baixar Colesterol, você não precisa necessariamente adotar esta dieta, visto que iremos também mostrar uma série de alimentos que ajudam a eliminar o excesso de Colesterol

A dieta que indicamos é essa:

  • Café da manhã: 1 torrada e 1 copo de vitamina de banana com Aveia;
  • Lanche da manha: 1 laranja ou qualquer outra fruta;
  • Almoço/jantar: 2 colheres de arroz integral, 2 de feijão, 1 ou 2 fatias de filé de tilápia grelhado, legumes e verduras à gosto, e uma dose de vinho tinto;
  • Lanche da tarde: 1 copinho pequeno de gelatina acompanhado de uma fatia de barra de chocolate amargo;

Ceia: 1 fatia de melancia (obs: essa é a última refeição do dia, por este motivo, não devemos consumir alimentos pesado e nem em excesso, consuma apenas alimentos leves, e em pequenas quantidades.

Alimentos que diminuem o excesso de Colesterol

Caso a dieta anterior não esteja de acordo com a sua preferência, procure montar a sua própria dieta com base nos alimentos que diminuem o excesso de Colesterol, ou alimentos que não interferem no aumento dos níveis de Colesterol.

Veja a seguir quais são os alimentos que ajudam a reduzir os níveis de Colesterol do sangue, de acordo com comprovações científicas e até mesmo pesquisas:

  • Alimentos ricos em Ômega 3, como peixes por exemplo;
  • Vinho;
  • Nozes e castanhas;
  • Laranja;
  • Chocolate amargo;
  • Aveia;
  • Azeite de Oliva;
  • Chá verde;
  • Grão-de-bico;
  • Açaí;
  • Linhaça;
  • Alcachofra;

Esses são alguns alimentos que ajudam na eliminação do Colesterol ruim do nosso sangue. Quanto aos demais alimentos, desde de que os mesmos não contribuam para alavancar o excesso de Colesterol, os mesmos podem ser consumidos sem nenhum problema.

Alimentos que aumentam os níveis de Colesterol

Assim como existem os alimentos que diminuem os níveis de Colesterol, existem os que aumentam os níveis de Colesterol.

Esses alimentos devem ser abominados e consumidos o mínimo possível, se possível for, eles nem devem ser consumidos em hipótese alguma. A boa notícia é que existem opções saudáveis que podem substituir esses alimentos. Confira quais são os alimentos pejorativos:

  • Carne gordurosas, em especial as carnes de boi e porco;
  • Produtos com alto teor de nata, como a manteiga, requeijão e o leite;
  • Mortadela, presunto e salsicha;
  • Queijo;
  • Frituras;

Consuma esses alimentos moderadamente, e como dissemos, há opções light em especial para os derivados do leite. Quanto às carnes, consuma as magras e de preferência as brancas, como a carne de peixe e de frango por exemplo.

Sobre as frituras, a minha recomendação é para que você busque alternativas. Procure cozinhar ou até mesmo grelhar os alimentos, a fritura é um método de manipulação de alimentos que deve ser utilizado o mínimo possível.

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